E o interior do país em desertificação? O Presidente da República, o Governo e as Autarquias abandonaram à sua sorte as aldeias do interior profundo e esquecido.
Beijós é uma aldeia no Concelho de Carregal do Sal, perdeu 40 % da população em 30 anos e 16% nos últimos censos. No ano passado (2024), a Câmara Municipal e o CCDR-centro na remodelação do PDM, reduziram o perímetro urbano de Beijós em 53%, a maior redução no país.
É concerteza o golpe final, confinam as pessoas no algomerado de há 100 anos, ruas estreitas sinuosas íngremes, sem estacionamento sem acessibilidade e sem mobilidade facilitada. É uma vergonha e afronta às pessoas que teimam em não abandonar as suas raízes.
Não há qualquer loteamento há dezenas de anos, os jovens casais que quiserem construir uma casa nova com condições modernas de habitabilidade e conforto térmico, com boa acessibilidade e mobilidade facilitada, têm que sair da sua terra.
O Presidente da República Portuguesa esteve em Cabanas de Viriato a 4 km, no Museu Aristides de Sousa Mendes, está agora aqui, convidado para visitar Beijós e ver com os seus olhos se é uma aldeia para fechar, se é justificado o que a Câmara Municipal de Carregal do Sal e o CCDR-centro fizeram com o PDM.
Já É Tempo 🇵🇹
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.