Que idade tem o universo?
Diz que o universo é infinito.
Diz que tem a idade que dista do seu centro.
Diz que tem 13,8 biliões de anos.
Ora se as observações que se conseguem captar são uma espécie de foto tirada nesse passado remoto, estamos literalmente a ver o passado. Quando se capta um imagem, essa observação é o resultado da viagem à velocidade da até a termos visto.
Ora uma imagem/vislumbre de há 1.000 anos luz quer dizer que estamos a ver o que se passou há 1.000 anos que a mensagem demorou a chegar, quando o carteiro entrega a encomenda a na origem já se passou 1.000 anos.
Assim, sempre que observamos alvo esse objecto só tem a real idade se estivermos no mesmo contexto temporal, senão tem pelo menos o dobro da idade do tempo que demorou a sua imagem a chegar ao nosso tempo.
Assim, sempre que observarmos uma galáxia, estrela ou planeta a real idade é pelo menos o dobro do tempo que essa ocorrência demorou a chegar até ao nosso presente.
Nós nunca poderemos ter uma visão do Big Bang. É impossível.
Era o mesmo que nos arrogamos conseguir ver o nosso nascimento.
Se conseguirmos determinar a idade de uma estrela, de nome SAAN por exemplo, numa determinada galáxia, então essa idade deve ser multiplicada por 3. Pois o que estamos a ver é a idade que esse objecto cósmico tinha quando a sua imagem (fotografia) foi tirada e enviada à velocidade da luz até chegar a nós. Se a Estrela tinha 1 milhão de anos (quando foi fotografada) e essa imagem demorou a chegar a nós 1 milhão de anos então no preciso momento em que recebemos a foto, na origem o tempo continuou a contar, logo a Estela constante na imagem (foto) tem pelo menos 2 milhões de anos luz. Multiplicados para chegarmos ao número de anos do planeta terra (órbita à volta do sol)
O que pretende descobrir é quantas vezes o planeta terra rodou à volta do sol enquanto a imagem da Estrela SAAN percorreu a distância (à velocidade da luz) até ser visível por nós num determinado instante.
****
desde 23MAI2022
reborn
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.