quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

O que se passa com Carregal

 Numa década 


Carregal do Sal perdeu 8%

Beijós perdeu 16%


Um colega meu, nascido no Funchal,  comprou casa em Mafra.

Quando procurava casa numa imobiliária, indeciso onde comprar na área metropolitana de Lisboa,foi convidado pelo Presidente da Câmara de Mafra, que numa reunião o convenceu a comprar ali a sua casa de família.

Mafra cresceu 13% população numa década.

Tenho vários primos, colegas e amigos que pretendiam fazer uma casa em Beijós, desistiram por não haver oferta de lotes à venda.

Há 15 anos, iniciei a odisseia de fazer uma casa em Beijós. Comprei um aviário devoluto no centro da aldeia, em ruínas, cheio de ratos e cobras. A licença para construção levou mais de um ano. O passeio só foi pavimentado há dois anos 2025.

É caso para pensar.

No ano passado (2025)  foi publicado o novo PDM, com redução do perímetro urbano de Beijós em 53%.

Reunião com o Vereador Baptista que disse concordar com essa redução do perímetro urbano. Sobre a forma como fui tratado, nem vou comentar. Só digo que me senti mal, como se estivesse a incomodar. 

Eu requeri uma audiência com o Presidente da Câmara, a secretaria do Presidente comunicou a hora do dia.

Desloquei-me de Carcavelos e na manhã e hora agendada lá estava na Câmara de Carregal do Sal. Fui informado que a audiência tinha passado para as 15H00, a essa hora lá estava na Câmara. Fui recebido pelo Vereador Baptista pelas 17H00, dizendo que o Sr. Presidente se encontrava de férias. Às 17H30 uma senhora interrompeu a reunião dizendo que o Sr. Vereador tinha uma escritura, saiu e não voltou, eu fui embora passado 40 minutos.

Voltei a pedir uma audiência com o Sr. Presidente da Câmara que me recebeu muito cordial (05SET2025).

Ficou, por decisão do Presidente da Câmara, acordado que até final de setembro eu apresentaria uma proposta, como contributo para melhorar o perímetro urbano de Beijós inscrito no PDM. Reuni todos os contributos e várias pessoas, 202 nomes que subscreveram o documento e enviei para a Câmara e para o Presidente no dia 29SET2025.

O Sr. Presidente havia dado a Sua Palavra que responderia com resolução até final do ano 2024. Não tendo recebido nada, no dia 06JAN2025 fiz email para a Câmara e para o Presidente a pedir esclarecimento sobre o processo. No mesmo dia o Sr. Presidente informou-me por WhatsApp que o processo ainda estava em análise e seria levado a reunião de Assembleia numa data próxima.

Estamos a aguardar.

P.S. pronto após várias interpelações vou dizer porque me senti mal na reunião com o Sr. Vereador Batista.

 Então é assim, apesar de ter dito ao Sr. Vereador Batista que eu sou Intendente, 4 ou 5 vezes, e até lhe ter dito que sou o primeiro e até agora único Intendente no concelho de Carregal do Sal, o Sr. Vereador continuou a tratar-me por "o senhor Sérgio". Não é que me faça muita diferença, mas é um direito que me assiste, ser tratado pelo título que conquistei, não o comprei. Eu tratei-o sempre por Sr. Vereador.

Agora pergunto-me, se eu fosse General, Vereador ou Juíz, o Sr. Vereador teria tratado por  "o senhor Sérgio" numa audiência que eu havia pedido, com o Presidente da Câmara? E fê-lo mais de uma dezena de vezes nos 30 minutos em que se dignou conceder-me.

Claro que compreendo, o Sr. Vereador tem mais em que pensar, tem mais que fazer, tem que respeitar as suas prioridades.


Para memória futura 






Ainda bem que estamos numa democracia, que a ditadura acabou há quase 51 anos.🙏👏👏👏

Não fora isso, ainda me via na predisposição para ter que calar. Aliás muitos em Beijós e alguns na família me têm "avisado": "estás a arranjar problemas"; "vais-te arrepender"; "quando quiseres tratar uma licença, vais ver"; "se os teus filhos quiserem arranjar emprego no concelho, depois falamos"; "fazes mal em mexer num vespeiro"; "isso é para esquecer "; "nem te vão responder"; "falas, falas, mas se morasses aqui ficavas caladinho"; etc.

Mas o que é isto? Conselhos de quem sabe?





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

O que se passa com Carregal

 Numa década  Carregal do Sal perdeu 8% Beijós perdeu 16% Um colega meu, nascido no Funchal,  comprou casa em Mafra. Quando procurava casa n...