Para que uma rede de alta velocidade seja eficiente e rentável a distância entre paragens deve ser cerca de 250 km no mínimo.
fazer a experiência.
Eu fiz, de autoestrada (260 km) a 130 km/h 🏍️ sem paragens cheguei primeiro que outros 3 🏍️ com velocidades máximas, com duas paragens.
É necessário ponderar o tempo de travagem/abrandamento, o tempo de paragem e o tempo de aceleração.
O investimento tem que ser sopesado com o ganho no tempo dispendido na viagem total.
A experiência foi repetida noutras viagens similares com o mesmo resultado.
Para percurso menores julgo que é vantajoso ter comboios de velocidade intermédias (até 200 km/h) sem paragens com bilhetes de preço mais contigo e menor investimento e custos de manutenção.
Apesar disso quando numa viagem de 600 ou 700 km, caso haja 3 ou 4 paragens o ganho do tempo em relação a outros meios de transporte 🏍️🚘🚎✈️ compensa a viagem de "TGV"
Para viagens mais distantes compensa o avião.
Para viagens de cerca de 300 Kms, que é o caso de Portugal, julgo que é preferível ter comboios diretos, sem qualquer paragem, de média velocidade (200 km/h). Naturalmente pensando no investimento (que tem que ser pago, de uma forma ou outra) por nós e gerações futuras.
Considerando também o valor acrescido das passagens e ao público alvo.
Julgo que já temos 'elefantes brancos' suficientes.
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